Terceira Island

TERCEIRA

(ilha lilás – pelas latadas de lilases): Angra do Heroísmo é a maior cidade da Terceira com uma população de mais de 10 mil habitantes. A partir do reinado de D. João III, desempenhou um papel fundamental ao servir como escala atlântica da “Carreira das Índias”. Deste desenvolvimento económico e urbano resultou um centro histórico muito importante, que foi classificado como Património Mundial da Humanidade. Situado junto da cidade de Angra do Heroísmo, o Monte Brasil é um vulcão extinto, fortificado pelo Forte de S. João, construído pelos espanhóis durante a dinastia dos Filipes. No topo podemos visitar a Reserva Florestal de Recreio do Monte Brasil.

O Miradouro da Laginha oferece uma excelente panorâmica para os ilhéus das Cabras. A Ponta das Contendas é considerada um santuário da fauna e flora indígenas da ilha e está localizada no extremo sudeste da ilha. Nas redondezas podemos visitar o Farol das Contendas e as ruínas de uma fortaleza militar dos séculos XV e XVI. A Praia da Vitória, a segunda maior cidade de Terceira. Localiza-se no extremo nascente da ilha. Como pontos de interesse a visitar temos a Praia, a Marina, a Igreja Matriz, a casa natal do escritor Vitorino Nemésio e no topo da Serra do Facho, o Miradouro do Facho, que oferece uma vista muito agradável sobre a cidade e a baía.

O Miradouro da Serra do Cume, através da plataforma suspensa, pode ver uma extensa planície, onde as propriedades agrícolas são divididas por muros de pedra vulcânica criando uma paisagem conhecida por “manta de retalhos”. O Algar do Carvão, uma chaminé vulcânica, que não se encontra bloqueada devido à drenagem do magma que retrocedeu para a câmara magmática. Está classificado como Monumento Natural. A apenas 1 km do Algar do Carvão estão as Furnas de Enxofre, possuem várias saídas de gases vulcânicos a temperaturas que podem atingir quase 100ºC à superfície. A Lagoa do Negro, próximo da Reserva Florestal de Santa Bárbara, lagoa de pequenas dimensões. Junto à lagoa, está a Gruta do Natal, que contém tubos de escorrência de lava das antigas erupções do vulcão da serra de Santa Bárbara. Ilha conhecida gastronomicamente pela Alcatra de carne, cozinhada em terrinas de barro no forno de lanha. Restaurantes: Beira Mar São Mateus; Taberna Roberto; Ti Choa; Caneta; Tasca das Tias.