Santa Maria Island

SANTA MARIA

Santa Maria (ilha amarela – devido às giestas que por lá abundam): Conhecida pelas suas praias e baias, que remetem a lugares paradisíacos, a Praia Formosa, Baia de São Lourenço, a Praia da Prainha, a Baia dos Anjos e a Baia da Maia. O Barreiro da Faneca é uma paisagem semidesértica, árida e argilosa, de cor vermelha é uma área paisagística protegida, com cerca de 8,35 Km2.

O Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo/Casa dos Fósseis, proporciona uma viagem em 3D pela formação geológica da ilha, do passado ao presente, focando a importância da sua riqueza paleontológica no contexto internacional, em complemento pode fazer um trilho pedestre pela área mais recente da ilha, nomeadamente a Pedreira do Campo, do Figueiral e Prainha. A Ribeira de Maloás, formação geológica única em Malbusca que resultou do contato do mar com o fluxo de lava e deu origem a uma cascata com aproximadamente 20 metros de altura.

O Poço da Pedreira, é uma antiga área desativada de extração de inertes, chama a atenção pela sua coloração avermelhada peculiar e pela formação vertical das suas paredes. Cascata do Aveiro, com aproximadamente 100 metros de altura, onde prevalece apenas o barulho das águas. Pico Alto, o ponto mais alto da ilha, com cerca de 586 metros, daqui pode observar toda a ilha. Restaurantes: Espaço em Cena; Mesa D’oito; Central Pub; A Travessa.