Faial Island

FAIAL

Faial (ilha azul – pelas hortênsias azuis): Cidade histórica da Ilha do Faial, a Horta é um encanto para todos que a visitam. A cidade possui diversas atrações e para os interessados em conhecer mais sobre a etnografia e história da ilha, não deixe de visitar o Museu da Horta e o Museu de Scrimshaw. Outro grande destaque é o Peter Café Sport, considerado um local de visita obrigatória, marco histórico e cultural dos Açores, já eleito entre os melhores bares do mundo. Dizem que o local serve o melhor gin tónico do mundo. A Marina da Horta é outro ponto a visitar na ilha do Faial, marcada pelas pinturas e histórias de todas as partes do mundo, os barcos atracados, tudo isto torna o local envolvente de paragem obrigatória a todos os visitantes.

Considerada a Marina mais importante dos Açores e a quarta Marina mais visitada no mundo, comporta até 300 embarcações. Localizada na freguesia do Capelo, a Caldeira do Cabeço Gordo é o ponto mais elevado da Ilha do Faial, com 1.043 metros de altitude. O Vulcão dos Capelinhos que emergiu do fundo do mar. O fenómeno tornou-se um marco na história da vulcanologia mundial e tudo aconteceu no próprio mar, junto aos Ilhéus dos Capelinhos, região onde aconteceram as violentas e assustadoras explosões, com a destruição do farol e de algumas casas próximas. O Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos é o principal local para obter informações da história do Vulcão dos Capelinhos, disponibilizando um conjunto de exposições que mostram ao visitante a erupção do vulcão, a formação do arquipélago dos Açores e demais histórias sobre vulcanismo.

Originado da erupção de um vulcão no mar e assim anexado à Ilha do Faial, o Monte da Guia é mais um lugar dos Açores com excelente vista sobre a Reserva Natural do Monte da Guia, classificado como Área de Paisagem Protegida, devido sua formação geológica, fauna e flora endémica. Situada na Baía de Porto Pim, dentro da cidade da Horta, a Praia de Porto Pim tem origem vulcânica, sendo que tal origem pode ser facilmente identificada pelas elevações agregadas ao local, o Monte da Guia e o Monte Queimado. No local está a Fábrica da Baleia do Porto Pim, cuja importância se volta ao passado da Ilha do Faial. Atualmente a fábrica é um centro interpretativo da antiga atividade baleeira dos Açores. A Praia do Almoxarife, oferece aos seus visitantes uma linda vista panorâmica da Ilha do Pico e está bem próxima do centro da cidade. A Ponta da Espalamaca é a parte mais alta localizada sobre a Cidade da Horta e a Praia do Almoxarife e possui um dos melhores miradouros da ilha. Restaurante: Ah! Boca Santa; Canto da Doca; Genuíno; Mitos; Cantina da Praça.